Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

PDI 2019-2023 é aprovado e está disponível para consulta

O documento norteará os rumos do IFSP nos próximos cinco anos. Simplificadamente, ele define a missão e estabelece os desafios da Instituição.

  • Publicado: Segunda, 01 de Abril de 2019, 18h57
  • Acessos: 22714

O PDI 2019-2023 foi aprovado pelo Conselho Superior do  IFSP no último dia 12 de março. O documento ainda será diagramado e publicado em sua versão final, mas a versão aprovada pelo Consup já pode ser acessada aqui.

Fruto de um processo coletivo que durou um ano e meio, a construção do PDI envolveu diretamente 335 pessoas em comissões (central, locais, temáticas e de sistematização) e aproximadamente 15 mil participações nas diversas fases do processo (seminários, fóruns, conferência, reuniões, audiências públicas, capacitações etc.). Foram realizadas 116 reuniões internas e 49 audiências públicas.

Após compilação de todas informações do PDI pela Comissão de Sistematização, e análise pela Comissão Central, o documento ficou online para Consulta Pública em novembro de 2018. No dia 13 de fevereiro foi realizada uma Audiência Pública final, no Câmpus Araraquara, com a participação de aproximadamente 175 pessoas; no dia 12 de março, o documento foi apreciado e finalmente aprovado pelo Consup.

 Para o secretário executivo da Comissão Central do PDI, Jean Rodrigues, a elaboração do documento foi um momento de autoconhecimento, de reflexões e de discussões sobre a missão e os princípios filosóficos e pedagógicos que guiarão as ações do Instituto nos próximos anos. Nele constam as principais políticas e ações institucionais e o planejamento para superar os desafios até 2023. Segundo Jean, o PDI não pode ser um documento de gaveta, “ele é um documento vivo, que deve se desdobrar nas ações nos câmpus e da reitoria, ser continuamente revisitado e reavaliado, para que se concretize como um importante instrumento de gestão do IFSP”. 

Nessa mesma direção, o reitor do IFSP, Eduardo Modena, afirma que esse novo documento se desconecta de uma ideia anterior de que o PDI é apenas uma carta de intenções. De acordo com Modena, o PDI 2019-2023 oferece a possibilidade de termos um planejamento e de construirmos indicadores que permitam o acompanhamento e a avaliação dos desafios institucionais propostos no documento, e assim planejarmos e replanejarmos continuamente as ações do IFSP.

 Documentos:

PDI 2019-2023 – Aprovado pelo Consup

Resolução 01/2019 – Aprova o PDI

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página