Centro de Referência em Educação a Distância (DED-CEAD) é criado no IFSP

• Publicado: Sexta, 21 de Dezembro de 2018, 12h41
  • Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2020, 15h38

No último dia 14 de dezembro, foi publicada a Portaria nº 4.032, que cria o Centro de Referência em Educação a Distância (DED-CEAD) do IFSP. A gestão do Centro de Referência ficará sob a responsabilidade da Diretoria de Educação a Distância da Pró-Reitoria de Ensino do IFSP.

O DED-CEAD tem como objetivos fomentar e apoiar a EaD no IFSP, desenvolver e ofertar a formação em tecnologias educacionais por meio do ensino, pesquisa e extensão e produzir recursos educacionais em rede e integrará uma equipe multidisciplinar composta por pedagogo, tecnólogo em produção audiovisual, programador visual, técnicos em TI e técnico em assuntos educacionais, e poderá também contar com professores do quadro efetivo da instituição que atuarão na oferta de cursos a distância nos diversos níveis de ensino.

A criação do centro foi conquistada após anos de discussões com contribuições da comunidade e envolvimento de vários servidores e câmpus que atuaram de forma pioneira em uma trajetória de quase 10 anos de desenvolvimento e oferta de EaD. Assim, o IFSP passa a compor o grupo de 10 Institutos Federais que possuem um Centro de Referência em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais.

Retrospectiva

Os primeiros cursos do IFSP na modalidade a distância passaram a ser ofertados no segundo semestre de 2009, por meio do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil, hoje denominada Rede e-Tec). A princípio, foram ofertados os cursos técnicos em Administração e em Informática para Internet, geridos pelos Câmpus Caraguatatuba e São João da Boa Vista. Em 2012, o Câmpus São Roque passou a ofertar também o curso de Serviços Públicos pelo e-Tec e o IFSP iniciou sua participação no Profuncionário com a oferta dos cursos técnicos em Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar (dos câmpus São João da Boa Vista e Boituva respectivamente).

A oferta de cursos por meio do e-Tec Brasil e do Profuncionário, em uma rede constituída por dezenas de polos distribuídos por todo o Estado de São Paulo, impulsionou a oferta de cursos por esforço próprio (sem fomento externo) como o curso técnico em Aquicultura (Caraguatatuba) e o conceito 4 no credenciamento para o curso superior de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional de Nível Médio (Câmpus São Paulo).

Ao longo da trajetória da EaD, a Instituição atuou em 19 polos presenciais externos (polos em parceria com instituições municipais e estaduais de ensino) e em 16 polos presenciais em câmpus do IFSP. Desses polos, seis são UniCEUs, havendo a possibilidade de expansão da oferta para 47 UniCEUs, conforme acordo de cooperação estabelecido.

A EaD encontra-se hoje em todos os níveis de ensino do IFSP, com a oferta de cursos FIC, MOOC e e-Tec Idiomas (oferecido, atualmente, em dez câmpus), cursos técnicos de nível médio, cursos de graduação e, inclusive, cursos de pós-graduação, com o primeiro mestrado semipresencial ofertado por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Câmpus Sertãozinho e como Polo Presencial (Câmpus Jundiaí) do curso de pós-graduação lato sensu a distância em Proeja.

Além disso, o número de cursos presenciais com até 20% da carga horária ofertada na modalidade a distância tem crescido significativamente, após o credenciamento do IFSP como instituição ofertante de EaD junto ao MEC, que recebeu conceito 4. Hoje, contamos com 15 câmpus que ofertam cursos EaD ou cursos presenciais com até 20% da carga horária a distância, em diversos níveis.

Nesse ano, além da criação do DED-CEAD, a Instituição celebra seu ingresso na Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a oferta do curso de Pedagogia EPT que faz parte da Formação de Professores em Rede, instituída em parceria entre 12 Institutos Federais. O curso de Pedagogia EPT teve mais de 17 mil inscritos, em sua primeira oferta, para 500 vagas, e está sendo ofertado em dez polos, havendo demanda para 56 polos, no total.

Outra conquista alcançada no ano de 2018 foi o resultado da avaliação do curso de licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional de Nível Médio, ofertado pelo Câmpus São Paulo, que recebeu conceito 4 na avaliação de reconhecimento do curso.

No ano de 2019, o IFSP comemora os 10 anos de EaD  e sediará o V PromovEaD, evento nacional que reúne instituições de ensino público que atuam na educação a distância, organizado pela UniRede, que ocorrerá junto ao V Conept, na cidade de Guarulhos, nos dias 24 a 26 de setembro de 2019.