JIF: São José do Rio Preto sediará os jogos de 2022

Publicado: Sexta, 26 de Novembro de 2021, 19h41 | Última atualização em Sexta, 04 de Novembro de 2022, 13h29 | Acessos: 9073

A comissão reuniu-se no dia 24 e confirmou o município como sede dos Jogos dos Institutos Federais

Os Jogos dos Institutos Federais 2022 (JIF 2022) acontecerão na cidade de São José do Rio Preto, localizada a 442 km da capital de São Paulo. o município é sede da Região Metropolitana de São José do Rio Preto, que conta com 37 cidades. A indicação aconteceu em reunião entre representantes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), da Prefeitura de São José do Rio Preto e da Comissão Organizadora dos Jogos dos Institutos Federais (Cojif), realizada na tarde de quarta-feira (24). A previsão é de que os jogos aconteçam entre os dias 14 e 18 novembro de 2022.

O prefeito do município, Edinho Araújo, acompanhou a visita. Entusiasmado com a confirmação dos jogos, reafirmou seu compromisso em receber e apoiar o evento. “Queremos cada vez mais integrar essa comunidade, porque o Instituto Federal é referência em boa educação, boa formação. São José do Rio Preto é uma cidade marcada pela hospitalidade, temos uma belíssima estrutura esportiva para poder recepcionar, e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, será parceira”, afirma o gestor.

“É uma honra para o IFSP receber um evento dessa magnitude, são mais de duas mil pessoas, de todo o país, entre estudantes-atletas e servidores que trabalham na logística e/ou preparação dos jovens, que conhecerão o interior do Estado de São Paulo. Uma cidade que oferece todas as condições necessárias para receber um evento desse tamanho, com rede rodoviária, aeroviária, rede hoteleira e, além disso, toda a infraestrutura necessária para atender aos jogos”, analisa o reitor Silmário Batista dos Santos.

A escolha foge do eixo Rio-São Paulo e oferece mais uma possibilidade de turismo e conhecimento aos jovens que visitarão São José do Rio Preto e retornarão a suas cidades com mais uma opção de turismo.

De acordo com Presidente da Cojifs, Iúri Ribeiro, o JIF nacional, bem como as etapas regionais, também fazem parte da prática pedagógica, oferecendo benefícios além da prática de atividade física. “O aluno trabalha a aprendizagem e a socialização. Acreditamos no esporte como um meio educacional, ele contribui para a formação social, cultural e física do estudante.”

Cerca de 1.600 mil estudantes atletas devem participar da edição, que marca a retomada das competições presenciais, disputando 11 modalidades esportivas em etapas que terão, cada uma, torneios de esportes coletivos e individuais. São elas: futebol de campo, vôlei de praia, tênis de mesa, xadrez, atletismo, natação, futsal, basquete e vôlei, esses três últimos nas modalidades masculino e feminino.
Em 2019, a cidade de São José do Rio Preto foi pré-escolhida para sediar os jogos; contudo, havia algumas melhorias a serem realizadas para ratificação da sede. Segundo Paulo Jassin Gutierrez, coordenador Técnico da Cojif, as obras agradaram muito à comissão. “Uma das questões que nos preocupavam eram os espaços do atletismo, e verificamos muitas melhorias; a pista de atletismo foi toda reformada, e podemos dizer ser uma das melhores pistas que já utilizamos nos jogos”, avalia o coordenador.

O diretor do câmpus, Marcus Furini, também celebra a escolha do município como sede dos jogos Nacionais dos Institutos Federais. “Esse é um presente para o nosso câmpus, que iniciou as atividades em 2021, e já recebe na cidade os jogos nacionais, com representantes de todo o Brasil. Isso dará uma visibilidade muito grande ao câmpus e nos ajudará na missão de implantar e consolidar nossas ações na cidade”, analisa.